8 de Junho de 2020
por Dra. Isabela
Os fatores de risco são condições e problemas que aumentam consideravelmente as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, como por exemplo o infarto. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, e outros são imutáveis, como o histórico familiar e a etnia. Abaixo, listamos alguns dos fatores de risco mais comuns associados as doenças do coração:
Bebida alcoólica – O consumo excessivo de álcool pode ser danoso à saúde do coração e está relacionado ao desenvolvimento de hipertensão, alteração no ritmo do coração e aumento de peso.
Colesterol elevado – Substância gordurosa importante para vários processos orgânicos. O problema é a gordura excedente, que acaba se acumulando nas paredes das artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.
Diabetes – Caracterizada pela elevação do açúcar no sangue, o que acarreta prejuízos sérios ao organismo. Histórico familiar de diabetes pode aumentar significativamente o risco de desenvolver doenças coronárias.
Estresse excessivo – Consequência do ritmo da vida moderna, o estresse é inevitável e é preciso aprender a conviver porque também está relacionado ao aumento do risco cardíaco.
Fonte: Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.